10.2.13

Um raio de sol

Voltamos ao tema do sol.... É que me faz falta! Que vou fazer? A única solução vai ser tomar vitamina D em doses industriais.

E nestes dias que me falta o dito cujo, é quando tenho mais saudades de casa! Das coisas da Mãe, dos cheiros da terra, sim porque até isso é diferente! Quando neva não há cheiros, mas quando chove sim...

Enfim, tonterias minhas!! E já sabem que cada louco tem a sua mania!

Desta vez deu-me vontade de comer lancheiras! Ou como chamam em alguns sitios lanches mistos ou merendas! Ora vocês chamem o que quiserem, a verdade é que deu para matar as saudades.

Não tinha nenhuma ideia da massa, ou melhor tinha! Sabia que tinha que ser diferente de uma bôla de carne, e mais adocicada!

Por isso pûs-me a magicar como a iria fazer! O chourição que utilizei não é bem como o nosso, é bastante diferente a nível de sabor daquilo que estou acostumada, mas como não havia outro, serviu mto bem!


Lancheiras com Bacon e Chourição

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 100 ml de leite
  • 1 colher de sopa de açucar (bem cheia)
  • 10 gramas de fermento de padeiro
  • 60 gramas de manteiga derretida e morna
  • 250 gramas de farinha
  • 1 pisca de sal
  • Bacon e chourição q.b
  • Gema de ovo, leite e manteiga para pincelar
Aquecer um bocadinho o leite e desfazer o fermento de padeiro. Bater a manteiga com o ovo e depois juntar o leite com o fermento e mistura bem.
Juntar a farinha até obter uma massa homogénea e que se despegue da taça. Deixar repousar ao menos 30 minutos num lugar abrigado de correntes de ar. ( Eu coloco sempre no microondas e desta vez ficou mais tempo porque os gémeos estavam rebeldes!)

Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Depois deste tempo de levedação estender a massa sobre a bancada enfarinhada. Cortar tiras, consoante a largura que se queiram as lancheiras, e rechear a metade com o bacon e o chourição e cubrir com a outra metade.

Colocar num tabuleiro e pincelar com a mistura de gema, leite e um bocadinho de manteiga. Levar ao forno até que estejam douradinhas.

Assim que saíram do forno deixei arrefecer um bocadinho, para poder comer sem que me queimasse! Já sabem que quando faço alguma coisinha para matar as saudades, que me sabe pela vida! E estas não foram excepção!

22 comentários:

  1. Hummmmmm!
    Mena, as tuas saudades não são tonterias nem tão pouco tolas.
    Serias mais tola, se não as tivesses.
    Hoje, por cá, choveu toda a manhã.
    Amanhã, quero ir ao outlet de Vila do Conde, comprar umas louças e talvez umas roupas mais baratas, mas parece-me que o sol não quer nada connosco. E estou em mini-férias do carnaval. Trabalho há que chegue, mas não me apetece.
    Hoje, ainda não saí de casa, nem saio.
    Estou a arquivar papeis e a aderir às facturas online.
    Espero que a tua vitamina D, a que eu também quero, regresse bem rápido aí.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ficou uma merenda com um aspecto delicioso!
    Os dias de sol por cá estão também em falta, ao contrário do que tinha vindo a acontecer nos últimos dias... Hoje voltou a chuva e o tempo cinzento...
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos, Eu sou de Sintra, lá o nome é merendas mas á 4 anos vim ara o Porto e quando cheguei pedi uma merenda e ninguém sabia o que era, quando apontei na pastelaria disseram que era lanches :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adoro, adoro, adoro, e o contraste do doce da massa com o salgado dos recheios é maravilhoso :) Ficaram com um aspecto excelente, apetecia-me tanto comer uma agora, acho que se tivesse chourição em casa e para a cozinha :)

    Beijocas,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Olá Mena!
    Hummmm que ótimo aspecto tem esta bolinha!!! esse pedaço pode vir aqui para este lado fiquei com tanta fome...acho que não parava de comer nela. :p

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olá Mena: que lindas ficaram estas merendas!!Penso que a saudade aguça o engenho,não é? Adorei a dica do micro-ondas( não pensei que fosse possível).
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. O sol é uma vitamina essencial ao nosso bom funcionamento, sei do que falas, sou exactamente assim. Preciso dele, como da água ou outro elemento qualquer para viver.

    :) mando-te os nossos raios de sol... portugal tem tido sol, mas hoje teve chuva e vento.

    beijinhoooooooo grande

    ResponderEliminar
  8. Hummm e hummm e hummm.... que saudades de comer isto!!!hj andei fugida hoje porque houve festa cá em casa !! :-) estou com problemas na net e nao consigo escrever e publicar fotos no blogue :-( mal possa mostro! Tenho de fazer para matar saudades...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que lanchinho bom aqui tens Mena :)
    Ninguem diria que nunca fizeste lancheiras :) em viseu há dois sítios onde se comem uma otimas lancheiras, sabias?
    Eu ate lanchava contigo se não estivesses tão longe ;(
    Bjcas
    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Olá Mena,
    tu não és nada tola, tens saudades da terrinha e isso é bem natural!
    O inverno não dura sempre, vai passar e depois a primavera trás tanta alegria e cor!
    A tua merendeira está bem apetitosa e eu até gostava de provar o sabor desse chouriço, ahahah!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lenita saudades da terrinha é pouco!! E a Primavera... Onde andará a malandreca!!
      E quanto ao chouriço, tem um toque mais acidulado que o nosso!!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Ficou delicioso e com uma textura ...
    Uma óptima sugestão!
    Beijoca!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  12. O sol faz falta... a certa altura, depois de tanto tempo sem sol, uma pessoa até começa a ficar deprimida! Mas já comia uma merenda dessas, que bom aspecto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois faz... A ver se nos melhora o tempo por aqui Marisa!
      Leva uma que eu deixo-te!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. não conhecia as lancheiras, mas devem ser muito boas!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Que linda merenda, Mena !!! A posar vaidosa para o raio de Sol que a espreita !
    Fantástico !

    Saudades de casa ? Nada tolinha tu, amiga, sei muito bem o que é ter saudades da Mãe e das coisas de Mãe ! :)
    Melhores dias virão, verás... o Sol vai contemplar-te com o seu calor, a Primavera vai espreitar em breve e o ânimo vai ser outro...

    E depois, já sabes que estamos por aqui, para nos amparar umas ás outras nas nossas histórias de saudades dos cheiros, das cores, das vozes, dos colinhos...

    Beijinhos querida, melhores dias virão ! ;-)

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt




    ResponderEliminar
  15. Já roubei a receita porque acho que os meus filhos vão adorar.
    Bom domingo!

    ResponderEliminar