2.2.13

Uma festa!

Há dias em que penso se escolhi bem o nome para o blog. Acho que lhe deveria ter chamado o Diário de uma Mamã! Sempre que passo por aqui é como se escrevesse num diário!

Em outros tempos tinha um.... Como todas as adolescentes e não só! Ainda noutro dia lia que era bom ter um diário, para que puderamos escrever aquilo que sentiamos no momento ou no final do dia, sem colocar virgulas nem pontos. Havia de ser giro, um dia voltar a ler, acabaria por não entender nadinha.

Os dias por aqui começam a ser mais solarengos, ou pelos menos foram... O Tomás voltou a ficar doente e a Maria também anda meia constipada. E depois aqui a tonta, sofre como se fosse acabar o Mundo.

É que Mãe sofre! E há dias que sofremos sem necessidade, mas acho que isso já está inerente numa mãe. Eu gostava tanto de quando eles eram mais pequeninos... Isto quer dizer que, gostava, quando os tinha mais controlados. Agora nem com 100 olhos os controlo! E o que ainda me falta!!!

Dentro de dias a Catarina faz anos, sim a do blog A Cozinha da Kinhas! E ela convidou-nos para a festinha! E para isso teriamos que levar alguma das nossas receitas. No dia em que vi o convite tinha acabado de publicar estas bolachinhas, que a bem da verdade ficaram um primor! Mas agora acho coisa pouca, e a pequena merece!

A receita já é repetida aqui por casa e quando vi que tinha uma alheira no congelador, decidi voltar a fazer.

O Strudel de Alheira do Chef Henrique Sá Pessoa. Sinceramente acho que é uma receita rápida e extremamente deliciosa. Só comecei a seguir o Chef depois de estar aqui, e quando comecei a ver os episodios na RTP Internacional, mas da mesma maneira que começaram assim acabaram. Menos mal que está tudo no site e no You Tube.

E como muito melhor assistirem ao video, nem sequer vou escrever os ingredientes. Está tudo no video bem explicadinho!! E eu gosto muito do Chef... Não só pelas suas receitas, mas acho que deve ser uma pessoas bastante agradável! E mais do que ele, ainda gosto mais da cozinha dele.... Eu também quero assim uma!!


Desta vez fiz umas pequenas alterações. Não usei a massa filo porque nao tinha e em vez de isso, usei massa brick. É um bocadinho mais grossa que a filo, e aporta às receitas aquele toque crocante, o crunchy como eu digo.
E desta vez não coloquei o tomate e resolvi colocar um punhado de passas. E o resultado foi tao bom como o da primeira vez.


Quase nem foi preciso rectificar temperos, porque nisso a alheira é bastante rica. As pessoas aportam aquele toque adocicado, no meio de tanto sabor como tem a alheira.

Catarina, minha querida, levo esta para a tua festa! Parece-te bem?

20 comentários:

  1. Olá,
    Gostei imenso deste teu desabafo... e adorei a receita, pois adoro alheira. Acho que á alheira com as passas deve ficar super ao paladar :P
    Já fiz um like, kiss
    Susy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Susy! E sim as passas dão um toque especial!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Mena, obrigado por teres visitado o meu blog, agora é a minha vez de retribuir, gostei muito do que vi e parabéns!! Volta sempre que quiseres que eu farei o mesmo, já estou a seguir o teu para poder estar a par do que publicares, beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda Carla! A casa é tua já sabes!!
      Eu vou passando pelo teu cantinho!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Parece-me muito bem!!!! Alheiras são daquelas coisas que servem para matar as saudades de casa... E como nós estamos longe do nosso Portugal este pratinho a nós irá deliciar-nos muito mais do que a qualquer outra menina que vá à festa (perdoem-me a expressão)... é que comidinha portuguesa para quem está longe sabe 500 vezes muito melhor! Acreditem no que eu digo...
    Mas as bolachas continuam a ir na mesma porque eu gostei mesmo delas ;) não te escapas de as trazeres!

    beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que as bolachas vão também! E eu sabia que ias gostar da alheira!!
      Como tu dizes, vai nos saber melhor que o caviar! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. O strudel ficou lindo e o interior é de fazer crescer água na boca :P Adoro a massa brick por isso mesmo, o crocrante que fica de pois de ir ao forno, dá um toque maravilhoso :) Adorei a sugestão, no dia 4 vou andar de olho nesta maravilha :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim a massa brick é muito crocante, mais até que a filo!
      Quando proves já verás que delicia!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Fiquei aqui com água na boca!
    Que maravilhaaaa!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é mesmo de ficar Marlene!
      Não se come todos os dias, mas de vez em qd, perdoamos o mal que faz pelo bem que sabe!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Mena, nem sei o que escrever.
    Não só os pequenos desabafos me deliciam (com alguma nostalgia), mas é o aperitivo para tão diliciosos manjares que aqui apresenta.
    Adoro alheira, evito-as (colesterol),que com o toque que lhe dão, ui, deve ser de nos lambuzar-nos todinhas!
    Parabéns.
    Quanto aos filhotes, as melhoras.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre tão gentil Maria! Pois diga sempre o que lhe parece!
      Sim, é pecaminoso este prato, mas só um bocadinho!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Mena,
    Sou sincera quando vi strudel nem olhei para o resto, fui logo ver a foto. E fiquei surpresa, agradavelmente surpresa. Um strudel salgado.Estamos todos os dias a aprender.Devo dizer que gostei bastante, adoro alheira.
    Bom fim de semana
    Bjkas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos na era, que nem tudo o que parece é Tila!
      Os salgados viram doces, e os doces, salgados!!
      Esta é a prova!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Mena,
    adoro alheira e esta tua iguaria além de linda, deve ser muito boa :)
    Hoje comi morcela ao almoço :) já não comia há imenso tempo, mas e vez em quando sabe tão bem :)
    A Catarina terá uma mesa excelente e eu vou provar :)
    Eu só na 2f é que vou levar o meu presente :)
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre a alheira e a morcela, pois prefiro a morcela! E se for daí melhor!!
      Mas como tu dizes, só de vez em qd!!
      La estaremos todas na segunda para fazer uma festa em grande com a Catarina!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Amiga,

    Uma sugestão excelente e, eu diria mesmo, invulgar para a mesa da festa da Catarina, hoje ! :)

    Decerto uma grande delicia, eu que adoro alheira, já fiquei aqui com as papilas gustativas inquietas e massa brick também ficará excelente, não tenho dúvidas !

    Gostei muito amiga ! :)

    Beijinhos grandes e as melhoras do teu menino ! :)

    Isabel

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto... :) Tenho andado tão longe dos meus blogs... :( mas esta semana que passou foi infernal a tratar de coisas de familia que nem tive tempo para nada... Já via que andaste a fazer muitas coisinhas boas.. :)
    Uma beijoca grande....

    ResponderEliminar