7.4.13

Mais um desafio

Ora então aqui há uns tempos atrás, num dos meus passeios pela blogosfera, encontrei o blog do José Lopez, o Mi Fogón en tu Cocina. Desde que o encontrei nunca mais lhe tirei a vista de cima.


Tem uma maneira muito especial de escrever e umas receitas que me deixam colada no monitor. É uma perdição.


Houve um post que me chamou a atenção pelo carinho e ternura com que se deixou tocar por uma situação que viveu no dia a dia e como tal resolveu fazer um apelo e criou um Concurso de Receitas contra o Cancro. Ou pelo menos uma tentativa de zelarmos pela nossa saúde. Está quase, quase a acabar, mas se quiserem participar ainda vão a tempo, e o José vai ficar super contente.







José cariño, ahora te hablo a ti! Me imagino que te gostaria que toda la receta estubiera en castellano! Pero tu ya sabes que yo no lo escribo muy bién! Se quedará en mi llengua y cuando te haga falta te la traduzco!! Es un honor para mí participar de tu reto, y más aún tenerte por aqui en mí blog! Éres un cielo!!



Eu e as comidas light's e mais saudáveis, tenho que admitir, não vivemos no mesmo edifício. Talvez por preguiça, falta de tempo... Olhem não sei.... Mas hoje trago-vos uma sugestão bem saudavel e acima de tudo deliciosa. Isto é para balançar com o Bundt e o Salmão!!

Com esta receita participo no Concurso Recetas contra el Cáncer organizado por Mi Fogón en tu Cocina.




Endívias Recheadas com Atum

Ingredientes:
  • 4 folhas de endívias lavadas e escorridas
  • 2 latas pequenas de atum ao natural
  • 3 colheres de sopa de milho
  • Metade de um pimento cortado em quadradinhos (usei pimento laranja)
  • Tomates cherry a gosto
  • Azeitonas a gosto ( cortadas em rodelas)
  • 4 colheres de sopa de Quinoa
  • Queijo Mozarella em quadradinhos
  • Sal marinho, pimenta e azeite q.b
  • Creme balsâmico de Manga para decoração
  • Sementes de sésamo tostada q.b.
Execução:

Lavamos as folhas de endívias e deixamos que se sequem.

Colocamos todos os restantes ingredientes numa taça. Misturamos bem. E provamos. Deitamos um fio de azeite e voltamos a misturar suavemente. Se acharmos necessário adicionamos sal e pimenta a gosto.

Com uma colher recheamos as folhas de endívias e colocamos numa travessa. Deitamos um fio de creme balsamico de mango em cada um e polvilhamos com sementes de sésamo.

Servimos de imediato.






Decididamente saiu melhor do que eu estava à espera. Afinal cuidar de nós é tão fácil! E a quinoa, foi a primeira vez que experimentei e fiquei deliciada.

Mas admito que o doce tem que estar sempre presente na minha vida. Por isso o toque do creme balsâmico de manga para contrastar com esta salada super crocante.




Fiz desta salada o meu prato principal. Mas tenho que vos confessar que isto em menos de nada esta digerido! E ainda por cima hoje não trouxe o lanche!

Posso passar pela casa de alguma pra ir buscar??


49 comentários:

  1. ;) cariñín no me hace falta traducción!!
    Primero porque las imágenes hablan por si solas y segundo porque yo le doy al google translate y me lo pasa al castellano! jajja
    Tú publica en tu idioma y cocina a tu manera que todo te queda genial.
    Qué cariñosa eres siempre conmigo ;)
    A mi me pones 10 o 12 hojas rellenas que aun no he comido y vengo con hambre!!! y de postre me cortas un trozo de brioche de esos que guardas por ahí que verás que bien me quedo.

    Bueno hoy cocinaste sencillo y rico, así que yo por mi parte te felicito y si pudiera te daba el premio y cerrábamos ya el chiringuito! jaja pero tenemos que esperar a las votaciones para las que te deseo ¡SUERTE!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Es que yo no me fio mucho del google translate!! Hay cosas que no quedan muy bien, pero es lo que hay!!!
      Soy cariñosa contigo, de la misma manera que eres conmigo!! Ya está!!
      Me quedo super contenta que te haya gustado la receta!!!
      No hace falta cerrar el chiringuito, yo ya he ganado mucho!!!
      Un beso,
      Mena.

      Eliminar
  2. Estás à vontade, vem lanchar comigo.

    Esse desafio é de facto, uma maravilha. A tua receita ficou bem bonita é leve, mas com uma sopinha ficasse mais aconchegada, não?

    Bijoka

    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Convite pra lanchar aceite Paula!!!
      Sim tinha que ter comido uma sopinha!! Nao houve tempo!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que belo desafio! E uma óptima participação!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. As endivias estão-me a piscar o alho, recheadas com coisas que eu adora por isso gostava de ir almoçar contigo, posso. Depois vens lanchar a minha casa, uns pãezinhos de leite acabadinhos de sair do forno, o que me dizes, aceitas?
    Bjs e resto de bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de ir a casa da Paula, passo pela tua!!
      Uma sugestao bem saudavel, mas fiquei com um buraquinho!!! Falta de habito!!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Como já to disse estas sugestões para mim são feitas em dias em que apetece algo levezinho,e confesso que são poucos os dias!!!Gosto de comer, apesar de não comer muito, mas comer com gosto e sabor pleno.Com estas saladinhas e afins falta me sempre algo e em menos de nada estou esfaimada, para depois cometer o crime de me vingar numa sobremesa....
    Boa sorte para o concurso!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o que me aconteceu a mim Ritinha!! Ficou um buraquinho!!
      Da proxima vez, como a sopinha!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá.
    Mias uma receita que me parece deliciosa, para os dias mais quentes.
    Mena, eu sou fã da nossa cozinha. Mas evito-a, pois como pratos em que entre as carnes brancas e o peixe(adoro peixe).
    Tenho umas panelas próprias para cozinhar com pouca água e os churrasco ficam muito bons nestas. Não ponho nada de gorduras,nem sal, a não ser ervas aromáticas.
    Hoje fiz frango de churrasco. É rápido a cozinhar.
    Fiz uma salada de alface com tomate, morangos e nozes. Temperei com um fio de azeite e vinagre balsâmico.
    Fiz uma refeição saudável, como gosto, e sem trabalho.
    Gosto muito das tuas receitas, mas há ingredientes que eu evito.
    Quando tiver um pouquito mais de tempo (ou quando vier a minha reforma, para outubro ou novembro), talvez me dedique mais a estes cozinhados deliciosos, que tu dás.
    Mas, sempre que tiveres algum prato light, envia por e-mail.
    Sabes que eu adoro ler.te e as tuas fotos mostram a delícia do que fazes.
    Um beijinho


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria então esta receita é perfeita para ti!!
      Mais light e saudavel nao pode ser!! E atum, rico em omega 3!! É daquelas que gostas!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Adorei a iniciativa do José, diferente e para nos fazer pensar... Às vezes as vidas de excessos trazem sabores amargos a quem fica por cá.
    Eu devo ser mesmo tenrinha nestas lides culinárias, pois nunca comi endivias se bem que já estive com algumas na mão a pensar: levo ou não levo? e a quinoa que ouço tanta gente a falar bem ontem andei atrás dela no supermercado mas por azar ou coincidência estava esgotada... terei de esperar!
    Como de almoço já não há, convido-te a vires cá ter para comeres dos meus cupcakes que estou a começar a fazer... tem de ser cupcakes porque o pudim e o bolo já eram...

    beijinhos minha querida e bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és nada tenrinha, minha querida Kinhas!! Porque entao somos as duas! Eu tb nunca tinha experimentado as endivias, mas aqui a cada dia as encontro no supermercado.
      E olha, trouxe-as para casa!!! E saiu isto! Certamente a repetir, mas como complemento!!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. hehehehe não é preciso passar fome, comeste a entrada, faltou o resto :) mas tem tão bom aspeto e nem talheres são precisos :)

    Podes passar aqui por casa, tenho bolinho hoje :)e equilibrado como sempre :)

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi Paulo!! Podia ter comido uma sopa, ou mais qualquer coisa!!
      Mas sabes o que é isto, falta de tempo!!!
      Vou buscar esse bolo!!
      Beijinhos,
      Mena.

      Eliminar
  9. Que excelentíssima receita, Meninha. Olha, eu ultimamente acho que me mudei para o edifício das comidas light pois s´me anda a apetecer comer assim. Adoro estas minhas ondas de apetites pois sinto-me logo mais light na balança;) Para além disso dá um jeitão agora que o Verão se aproxima e não apetece muito estar na cozinha.
    Beijinhos e bom Domingo para ti e pintainhos.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho que viver entre os dois!! Entre o saudavel e o pecado!!! Lololol...
      Sim no verão a verdade é que apetecem coisas assim, ligeira e fresquinhas!!!
      Beijinhos meus e dos pintainhos!!

      Eliminar
  10. Essas endivias esta excelentes. Uma refeição leve e deliciosa.
    Tambem gosto muito de quinoa mas deixei de encontrar aqui por perto (acho que só eu comprava rsrs).
    Bom domingo
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar ficaram sem stock!!!
      Obrigado Rosario!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Uma excelente participação num desafio muito importante.
    Estas fotos apelativas, fazem adivinhar uma refeição saudável e certamente muito saborosa, embora não seja fã de endívias :)
    Bjns e resto de bom domingo
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As endivias nao sao para todos os gostos Isabel!! Mas pronto, dentro do que cabe, nao estavam más!!!
      Obrigado pelo carinho!
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Parabéns por participares numa iniciativa tão nobre e que a muitos toca de tão perto.
    Saúde e força a todos aqueles que passam por este, e outros, tormentos.

    A prevenção está, às vezes, na forma como cuidamos de cada um de nós e da nossa alimentação, por exemplo.
    O que é saudável não tem de ser sem sabor e sem cor. Gostei da tua participação, Mena.

    Beijinhos,

    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aida fiquei tao tocada com a historia do José, que por isso participei!!!
      Obrigado minha linda!!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. nunca comi nem vi à venda endívias. que pena, ficou tão linda a tua receita... gostava de experimentar!

    ResponderEliminar
  14. Hum..Mena andas inspirada! Adorei a tua sugestão, bem saborosa e colorida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá...
    Que excelente aspecto ;)..... Adorei a tua sugestão e apresentação como sempre 5 ***** :)..... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Mena, hija con tus presentaciones no necesitas casi traducción, que pinta tienen... me apunto.

    Y probare la quinoa, que todo el mundo habla de ella, y todavia no la he probado.
    un beso

    ResponderEliminar
  17. eres grande Mena...!! que platazo te has marcado ahi, con todos los ingredientes
    que le gustan al Jose..te has puesto bien el delantal y te ha salido ole!!
    en este concurso lo importante no es el ganar...es el participar..( a mi me va a castigar, porque no lo he hecho)
    un abrazo campeona!!!

    ResponderEliminar
  18. Mena,

    Adorei a tua participação num projecto tão tocante e importante como o do José !
    Vi como ele ficou contente e só podia, pois o teu prato está fantástico, é saudável e totalmente recomendado ! :)

    Quanto ao lanche, sabes que por aqui há sempre chocolate e doces !:)

    Beijinhos grandes

    Isabel

    ResponderEliminar
  19. Excelente iniciativa! E a tua receita ficou linda e digo-te que já a trincava, mnhum, mnhum...
    Podes passar cá por casa, para provares o que estive a fazer, antes de colocar no blogue... :)
    Um grande beijinho e até muito breve,
    A Cozinheira
    http://danossacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Gostei das endívias, mas também da iniciativa.
    O mundo será um local muito melhor, quando todos formos empreendedores do bem comum.

    Boa noite, Mena!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Então "bora" lanche cá em casa!! Não sou grande cozinheira, mas dá para desenreascar :)
    Nós cá em casa também temos muita cuidado com a alimentação, principalmente por causa das crianças (e de nós também, claro) mas quando a refeição é muito "suave" fica sempre a tentação de depois atacar alimentos que são menos bons :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Mas que delicia:) muito bom mesmo:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Eu nunca provei endívias!!! Mas gostei mesmo mto do aspecto do teu pratinho||
    beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Que linda participação!
    As endivias ficaram fantásticas, adorei as cores e os ingredientes

    ResponderEliminar
  25. Bom dia querida, adorei essa salada, participação perfeita!!

    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
  26. Hola bonita!! Muchas gracias por visitarme y por tus palabras en el blog
    El tuyo es preciosa y me encanta!! Qué delicia de receta!Yo también me quedo a seguirte que no quiero perderme nada de lo que publiques!
    Un beso preciosa y que tengas una semana genial!!

    ResponderEliminar
  27. Hola mi niña!! Cómo ha ido el finde?? Espero que realmente bien!! Qué maravilla de receta has preparado!! Ya te lo dije el otro dia, pero me encanta tu blog! Qué precioso y que maravilla!! Eres fantástica, ya no sólo por tus recetas sino por las fotos, por todo... me encanta lo que transmites Mena, eres genial :) Y con esta receta me has enamorado!! Que delicia!
    Un besito reina

    ResponderEliminar
  28. Que saladinha maravilhosa.... é sem dúvida uma participação muito boa.
    beijinhos grandes e desculpa a ausência, mas isto não tem estado nada fácil em termos de tempo para tudo.. :)
    beijinhos e uma semana fantástica

    ResponderEliminar
  29. olá Mena.
    Adorei o teu blog, as tuas receitas são divinas! Já sou seguidora, vou ficar de olho no teu cantinho, pois é realmente muito inspirador.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Querida Mena,
    Uma receita fabulosa para um desafio mais que nobre!!
    Adorei a tua participação!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  31. Hola guapa, me parece una receta muy buen de endivias. me parece una participación muy bonita contra el cáncer.
    Me gusta tu blog y me quedo como seguidora, te invito a visitar mi blog.
    Besos
    Cocinando con Montse

    ResponderEliminar
  32. Olá Mena: que receita tão boa e "light" qb e ainda por cima quando vocês não moram no mesmo edifício ( adorei essa !!!).Comida saudável faz sempre bem ao corpo ( talvez não tanto à alma),por isso, se quiseres, ainda tenho umas bolachinhas de chocolate para mordiscares.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  33. Madre mia, que pinta,que rico !!!
    Me encanta la receta y creo que lo tengo todo para hacerla para comer hoy mismo
    Un besazo

    ResponderEliminar
  34. Epa podias me ter convidado sinceramente!!! :P
    Ficou uma verdadeira delicia minha querida!

    Beijinho!
    Cláudia

    ResponderEliminar
  35. Belíssima receita e belíssima causa.
    Minha mãe teve câncer de mama, então sei bem o que é essa luta de sobrevivência!
    Beijão amiga!!!

    ResponderEliminar
  36. Um desafio muito interessante já vi algumas receitas em blogs espanhôes que participam.
    Gostei da rua sugestão .
    Bjs

    ResponderEliminar
  37. Hummmmm. Gostei... Para o verão vai calhar muito bem amiga! Tinha mesmo saudad dobre cantinho...

    ResponderEliminar