5.5.13

Duas rosas para a Mãe


Lembro-me de quando era mais pequenita e andava no ATL que faziamos sempre alguma prendinha para a Mãe!! E o contente que eu ficava quando ela abria o presentinho.

Já tentei descobrir o que me fizeram os pequenos, mas nem subornando me dizem. E tenho a sensação que a minha Maria, se faz de desentendida quando lhe pergunto!! Ai a fedelha que me saiu melhor do que a encomenda...

Podia ter procurado pela net, ou por alguns apontamentos velhos, algum poema ou citação daquelas que eu gosto, mas a verdade é que não me apeteceu!

Depois do nascimento dos meus filhotes, que ja me fizeram reviver algumas situações caricatas, e aos quais a minha Mãe me dizia que eu era igual, entendi tudo aquilo pelo qual uma Mãe pode passar sem se queixar! Sem se queixar depende, porque eu queixo-me!! Pois eu sou assim, uma queixinhas!!

Mas daquilo que não me queixo é de ter a Mãe que tenho! Como todas... que passou noites inteiras acordada porque alguma de nós estava doente, que deixou de satisfazer algum capricho para nos poder dar alguma coisa, enfim.... Tanta coisa que uma Mãe passa para poder ver o sorriso na carinha dos filhos!!

E eu também sou assim! Basta-me o sorriso deles e o meu sol já brilha num dia cinzento!

E que mais pode pedir uma mulher? Somos as únicas que podemos sentir 2 corações a bater ao mesmo tempo, e nisso fui uma sortuda porque pude sentir 3!





A primeira rosa é esta! Para a minha Mãe, para as minhas Avós, para mim, e para todas vocês, para as vossas mães.... Enfim para que a aceitar!

Foi com esta simples rosa que participei no passatempo "Fotografa uma Flor" do Blog Cozinha da Duxa. E foi também aqui que vi este bolo. Que me trouxe à memória uma vizinha da minha mãe, que há muito tempo me ensinou a fazer um bolo que só ela sabia fazer.

A minha memória já não tem acesso a tantos pormenores e como tal decidi reiventar o dito bolo de rosas.

O dito bolo tinha uma massa especial e da qual não tenho a receita e assim sendo decidi alterar, e usar mesmo uma massa de brioche que tinha lá em casa. O recheio mantive igual e acrescentei algumas coisitas.






Bolo de Rosas

Ingredientes:

  • 1 pacote de massa de brioche para preparar
  • 250 gramas de amêndoa picada com casca
  • 125 gramas de manteiga
  • 125 gramas de açúcar
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • amêndoa granulada
  • açúcar pérola para enfeitar
Para a calda de açúcar:
  • 10 colheres de sopa de água
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 1 casca de limão




Execução:
Preparamos a massa de brioche conforme as indicações do fabricante.

Entretanto vamos preparando o recheio. Misturamos a amêndoa com o açúcar e a canela. De seguida juntamos a manteiga derretida mais fria. Reservamos.

Depois de terminado o tempo de levedação da massa, com a ajuda de uma rolo da massa, esticamos a mesma na bancada polvilhada com farinha, até obtermos um rectangulo de 30 x 40 cm, ou mesmo um bocadinho mais.

Espalhamos a nossa pasta de amêndoa sobre toda a superfície do nosso rectangulo de massa. Polvilhamos com a amêndoa granulada a gosto.

Enrolamos a massa. Cortamos o nosso rolo em 7 bocados iguais, mais coisa menos coisa.

Forramos uma forma redonda com papel de forno e ao centro colocamos o primeiro pedaço. De seguida colocamos os outros seis pedaços dando forma de flor. Deixamos que repouso e levede durante mais 30 minutos.

Pré aquecemos o forno a 180ºC.

Levamos ao forno durante 30 minutos, dependendo de cada forno. Enquanto está no forno, fervemos a água com o açúcar e a casca de limão. Esta calda não deve ficar muito espessa, mas também não deve ficar muito líquida. O bastante para humedecer o bolo e ao mesmo tempo dar brilho.

Retiramos o bolo depois de cozido e pincelamos com a calda morna, para que desta maneira chegue ao interior do bolo.

Polvilhamos com açúcar pérola a gosto. Deixamos arrefecer antes de servir.





Podia ter feito um Bundt, pois podia... Mas a minha Mãe nunca provou nenhum, e este eu sei que era um dos preferidos!! Assim que estiver de férias vou-lhe fazer um! Sim porque ela apenas vê as fotos e as receitas.

Eu simplesmente adoro massas de brioches e com recheio são a minha perdição.





O ter utilizado a amendoa ralada com casca tem toda a importancia neste bolo. Acentua-se o seu sabor que contrasta perfeitamente com a canela. A calda ao humedecer o seu interior, faz deste bolo uma pequena delicia para ser disfrutado em companhia da melhor Mãe do Mundo.






Feliz dia da Mãe! Um beijinho grande a todas!!

59 comentários:

  1. Feliz Dia da Mãe, Mena!

    Já programei fazer o Bolo das Rosas várias vezes, mas ainda não o fiz! Gostei muito do teu e... cá venho pedinchar, clar: quero uma fatia!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz dia para ti tb minha querida!!
      A ver se fazes, é tao bom!! Ok, ok... Leva as fatias que quiseres!! Estás à vontade!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Bom dia Mena, que lindas rosas e que lindo texto trazes para as Mães!
    Esse bolo de rosas deve ser uma maravilha e tu és muito habilidosa!
    Obrigada pelas flores, e tem um feliz Dia da Mãe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lina!! Obrigado e um dia feliz para ti tb!!
      Um beijinho

      Eliminar
  3. Ficou lindo e deve de estar delicioso...
    Beijinho
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso, que lindo mimo para este dia

    ResponderEliminar
  5. preciosa tu entrada sobre las madres, gracias por la rosa,hoy para mi es un dia un poco triste, ya que no tengo a mi querida mama, que se nos fue hace pocos años, y por que vivo muy lejos de mis hijas..,perdona Mena porque me exprese contigo, pero me pareces una persona muy cercana.
    Feliz dia de la Madre
    y esa tarta de almendra tiene que estar buenisima
    muchos besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ya se que muchas vendran y me diran que su Mama ya no esta... Pero la teneis en el mejor sitio... En el corazon!!!
      Un beso muy fuerte!!!

      Eliminar
  6. Feliz dia da mãe para você, para sua mamãe e para todas nós, obrigada pela flor que nos oferece e mais ainda por este lindo e delicioso bolo de rosas, bom domingo minha querida bjs !!!

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito desse bolo e o teu está lindo, Mena.
    Beijinhos e feliz dia da Mamã! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Maria João! E ainda bem que gostastes!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Que linda esta publicação Mena! =)

    Ser mãe deve ser de facto maravilhoso (embora seja acredito também difícil)...

    E a receita perfeita para o dia de hoje!

    Um feliz dia da Mãe! :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dificil! Mas tem as suas recompensas Marlene!
      Obrigado!
      beijinhos

      Eliminar
  9. Um simples bolo, mas um lindo bolo!
    Uma simples rosa, mas uma rosa linda!
    Tudo pelo amor de mãe, tudo com o amor de mãe!

    Feliz dia da mãe para todas as mães, neste caso em especial para ti querida Mena, mamã de dois filhos lindos e mamã da blogosfera!
    Feliz dia dos filhos pois quem tem uma mãe tem tudo e decerto que também és feliz por seres filha :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que linda mensagem Aida!! A ti tb se nota, que tens uma Rainha que te ensinou!
      Um beijinho grande!!!

      Eliminar
  10. Wow,Mena, que belo bolo. Não resisto a essas massas lêvedas e este está fantabulástico!!!! Adorei a homenagem à tua mãe. Parabéns também para ti,super mamã.
    Bjs
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pois és tu e eu com as massas levedas!!!
      Um beijinho

      Eliminar
  11. Hola Mena, un pastel fantástico, me recuerda a los cinnamon rolls, dulce que por cierto me encanta. Feliz dia de la madre por lo que a tí te toca corazón. Un besito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. es que los cinnamon rolls los tengo pendientes!! Pero los voy hacer!!
      Gracias corazon!
      Un besito

      Eliminar
  12. Que delicia! E um feliz dia da Mãe para ti!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Ser mãe é algo mesmo maravilhoso...que é dificil explicar, mas que sentem-se com intensidade no coração. As tuas rosas são as duas lindas, uma enche os olhos e a outra o paladar, aposto que a tua mãe vai adorar, mesmo com a distância que vos separa.....
    Muitos beijinhos e um feliz dia da mãe tmb para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Élia! Nestes dias custa mais a distancia, apesar de falar todos os dias com a minha mãe!
      Eu tb acho que ela ia gostar!
      Beijinhos

      Eliminar
  14. Tenho uma sensação que quando aqui venho, deixo de ter palavras, nunca tive esse dom e aqui no teu recanto muito menos hirrra.

    Bem tens dois filhotes lindos e parecem traquinas, querias tu saber o que te fizeram hahahahha só quando eles quiserem :P

    Sobre o bolo de rosas está mesmo lindo e até é mais fácil do que imaginava :)

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Paulo, ficar sem palavras nao!! Entao como fica depois o comentario??
      És um exagerado!! E vês como eu te dizia que nao era nada dificil?
      Um beijinho

      Eliminar
  15. Mena querida, feliz dia das Mães para ti e sua querida mamá. Lindas palavras. Palavras vindas do coração sempre são as mais belas. Adorei as duas rosas. A rosa, linda como Deus a fez, e o lindo bolo de rosas que vc fez, muito bonito e claro que delicioso. Gostei muito da receita. Bjos, um lindo domingo pra ti, sua mamá e toda sua familia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Josy, que sempre que passas por aqui, eu fico sem jeito! Ainda bem que gostastes!
      Um beijinho grande

      Eliminar
  16. Querida Mena,

    um post muito lindo, um post que foi escrito com palavras vindas do coração...
    gostei desta sugestão, é curioso que tenho uma receita bem antiga de bolo de rosas, vou procurar e tentar fazer para ver se fica tão bonito como o da Mena.

    Um feliz dia da Mãe.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero entao por essa receita Sandra! A ver se vai ser igual à que eu tinha!!!
      E de certeza que fica bonito!! És tu que fazes!
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Feliz dia das mães! Adorei o bolinho, principalmente pq leva amendoas :)


    Beijos
    Felipe
    http://www.mundogastronomic.com.br

    ResponderEliminar
  18. Que belas palavras Mena. Mãe é sempre mãe né? :)
    Ei, que bolo lindo, amei essas rosas!
    Beijinhos e boa semana pra ti!
    =)

    ResponderEliminar
  19. Minha flor, fiquei sem reacção... sem palavras... Ainda não soube o que é ser Mama, mas o dia há-de chegar... O dia da Mãe é para mim todos os dias mas hoje tem mais significado e posso dizer-te que se morresse agora morria feliz porque estive com a minha mãe :)
    Nós que estamos longe damos ainda mais valor ao dia e não é pelo aspecto comercial porque isso a mim passa ao lado mas tal como tu lembro-me das prendinhas que fiz na escola e que dava à minha Mãe com tanto orgulho e sei que ela guarda algumas dessas prendinhas até hoje.
    Fizeste uma linda homenagem à tua Mama! Apesar de ela não o ter podido saborear sei que está orgulhosa de ti! Pela filha e Mãe coragem que és!

    beijinhos flor!!! e para as tuas pétalas também!

    ResponderEliminar
  20. Querida Mena que lindas flores :)
    Eu adoro a minha mãe, também me lembro do que fiz na escola e que ela guarda religiosamente :) É tão bom!
    O bolo está lindo Mena :) Eu ficava com uma dessas rosas querida!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  21. Querida Mena,

    Belíssima homenagem a que fizeste à tua Mãe ! :)
    Tens o coração na boca, por isso a tua espontâneidade é sempre tocante e comovente ! :)

    Aceito com grande amizade a rosa que ofereces e agradeço-te imenso, desejando que também tu tenhas tido (e ainda estejas a ter) um dia bem feliz junto dos teus pimpolhos !:)

    O teu bolo de rosas está perfeito, lindo e bem tentador, quero uma rosinha linda dessas, que delicia ! :))

    Beijocas

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt


    ResponderEliminar
  22. Linda e deliciosa homenagem.


    Beijinhos e uma boa semana
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Hola Mena guapa, qué delicia de receta, parecen cinnamon rolls, oh no, ya lo dijo Jose, por alguna razón el casi siempre dice lo que quiero decir jajaja pero bueno, el punto es que te quedaron fantásticos!
    Un beso enorme preciosísima!
    Y feliz día!!

    ResponderEliminar
  24. Que maravilha Mena... :) está lindo mesmo.. :)
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  25. Que delícia, e que aspecto!
    Já deixei uma mensagem no FB.
    És um doce, Mena, e tornas a vida de quem te lê ainda mais doce, também.
    Eu sou mais velha, não se fazia nada para as mães. O dia da Mãe era no dia 8 de dezembro.
    Com a entrada das crianças para os infantários, começou-se a dar mais importância a estas atividades, que eu adoro. Mas na verdade, não me recordo de dar alguma prendinha à minha mãe.
    Hoje, a prenda que dou à minha mãe (não a tenho há 31 anos), é recordar as preocupações que ela tinha com os filhos, e depois com os primeiros netos, as recomendações que nos dava (na altura achava que ela não tivesse razão)a abertura que começara a ter com os filhos...
    Mãe sente, mãe gera, mãe dá, mãe é ÚNICA.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Que linda homenagem para as mães, Mena! E o teu bolo de rosas ficou lindo, perfeito! Vou levando a receitinha comigo, pois qualquer hora vou experimentar fazê-lo e te conto. Quanto à rosa ofertada, vou levando a minha e desejando que tenhas tido um excelente dia das Mães!
    Bjs e boa segunda.

    ResponderEliminar
  27. Hola amiga, estupendo pastel y sencillo, estas recetas son las que no se deben perder, lo tradicional nos ayuda a seguir investigando en este mundo de pucheros, es lo que nos provoca a intentar superarnos y crear algo que perdure.
    Besos.

    ResponderEliminar
  28. Que lindo bolo!!!
    Gostei mesmo muito!

    Beijinhos


    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/05/souffles-de-morango.html

    ResponderEliminar
  29. Adorei a flor e adorei o bolo de rosas e tb eu um dia gostava de sentir 3 corações :)
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  30. Mena, minha linda...
    Assim não vale! São umas atrás das outras ... as tuas delicias!
    Adoro, adoro... e não faço há tanto tempo!
    Agora não posso tenho mas é que ir fazer o jantar, mas vou embora com água na boca!
    Lindo, lindo o bolo, as fotos, a rosa, o texto, adorei!
    3 corações juntos, que lindo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Mena,
    espero que o dia da mãe tenha sido um dia feliz na companhia dos teus gémeos e que apesar de estar longe, a tua mãe tenha sentido o amor que transmitiste com esta publicação.
    O bolo está lindo, mas nem seria de esperar outra coisa de ti :) um bolo de rosas é uma homenagem perfeita.
    Bjns a triplicar

    ResponderEliminar
  32. Mena,
    Mesmo sem te conhecer pessoalmente sei que és uma pessoa linda. Basta-me ler o sentimento que as tuas palavras transmitem. Este post foi sem dúvida uma homenagem a todas as mulheres que receberam a graça de serem mães.
    Adorei a rosa e o bolo das rosas. Que lindo. Nunca fiz um assim tão bonito.
    Um abraço aqui do meio do mar.
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Patricia, assim ate fico sem jeito! Mas acho que ser Mãe é isso tudo! E só depois disso damos o devido valor aquilo que por nos fizeram e continuarao a fazer!!!
      Um beijinho

      Eliminar
  33. Olá, minha querida Mena!
    Estive a "sassaricar" (lembras-te desta novela brasileira?) pelas minhas cozinhas predilectas - não consegui ir a todas, que amanhã é dia de trabalho, mas já foi bom! -, mas antes de ir para o descanso da guerreira vim aqui ter contigo matar saudades.
    A tua mãe deve estar babadíssima! Pudera, não é para menos!... Até eu estou, quanto mais! :) Viva o Amor de Mãe, o dar de coração, porque sim, para fazer feliz, sem esperar nada em troca...
    Eu quero provar, como é que fazemos? Na minha casa ou na tua?
    Um grande beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha cá, só tu para me fazeres rir neste dia... Era Sassaricando!! E lembro me dessa novela embora a minha mae nao me deixasse ver!! Lolol...
      Eu tb ja tinha saudadinhas que passasses por aqui!!!
      :) OLha nao sei se esta babada, mas feliz deve estar! Ao menos sabe que aquilo que ensinou, foi bem aproveitado!
      Escolhe a casa!! Mas metemos as duas a mao na massa!
      Beijinhos

      Eliminar
  34. Esse bolo de rosas deve ser uma delicia, para além de ser muito bonito!

    ResponderEliminar
  35. Bem minha querida!
    Realmente tens o dom da palavra e escreves com o coração! Ficamos mesmo emocionadas ao ler este teu post, o qual foi uma bela homenagem à mãe.
    Adorei o bolo das rosas!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  36. Meninha, minha querida, ando sempre atrasada mas chego cá. Espero que tenhas passado um bom dia da Mãe juntos dos teus preciosos pintainhos. O bolo que fizeste às mães e, por isso, também a mim me é dedicado, está maravilhoso. Obrigada pela parte que me cabe.
    Um beijinho grande para ti e pintainhos docinhos
    Maria

    ResponderEliminar
  37. Que lindo Mena! deve ser uma delicia!
    Tenho um desafio no meu cantinho. Participa!
    deixo o link: http://receitasseducao.blogspot.pt/2013/05/arroz-de-acafrao-e-ervilhas-com-peixe.html

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  38. Minha querida amiga este bolo de rosas, ficou estupendo, lindo lindo, e o sabor deve ser delicioso adorei esta tua sugestão :) Olha lá, em relação ao vires morar para ao pé de mim, estás à vontade, e ficas a saber que o apartamento ao lado do meu está livre, seria um prazer, poder andar a trocar docinhos e pratinhos contigo :)

    Beijinhos grandes para os três :)
    Joana

    ResponderEliminar
  39. Olá Mena:)

    Que rosa mais perfeita para a Mãe!
    Tal como tu adoro pão de brioche e certamente adoraria em formato de flor, tenho de experimentar:)
    Acredito que a tua mãe adoraria um bundt cake mas este também não lhe fica atrás.
    Tal como a tua mãe nunca provei bundt cake:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Adorei ler-te, adorei a receita e pronto estou Lara aqui piegas, piegas que so visto...

    ResponderEliminar