20.10.13

Ficas de castigo!


Quando comecei nesta aventura, perdia-me pela blogosfera à procura de Bundts. E passava eternidades a deixar-me encantar com estes bolos fantásticos que eu adoro.
No Pinterest era onde eu encontrava as fotografias mais bonitas e que me chamavam à atenção. Entretanto até eu criei para lá uma conta, mas se querem saber a verdade não me entendo muito bem com aquilo. Também ou experimento coisas novas ou fico sentada! Não me importava nada de poder fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mas parece-me a mim que será complicado!


Apesar da minha filha achar que sou extra-terrestre e dizer que tenho 5 mãos!! E às vezes bem falta me faziam!!


Os tempos de crise também se notam por aqui. Sendo um ponto de passagem e turístico, se os vizinhos não têm poder aquisitivo, as ruas da minha Sibéria transformam-se no faroeste. Só falta mesmo que apareçam uns bultos de palha a rebolar e as portas a ranger. Às vezes aproveito para matar o tempo morto e dou umas escapadas à internet.


Foi o que aconteceu com este Povitica (poh-vee-TEET-sah) em croataPotica (poh-TEET-sah) em esloveno. O difícil mesmo é traduzir estes nomes que são uma marca na gastronomia destes países. Era o mesmo que tentarem traduzir a nossa Broa de Milho. Broa é broa, e essa é muito nossa (ora aqui está uma receita pendente para mim).


Por aquilo que li este pão não é mais nem menos que um rolo de massa lêveda, pouco doce, com recheio. Normalmente com nozes e chocolate, mas as versões são mais que muitas.

Este tipo de pão é feito para festividades, para reuniões familiares e é um excelente acompanhante para o pequeno almoço ou mesmo para uma sobremesa.

Quando uma família oferece um Povitica a outra, demonstra assim o respeito que tem por ela.


Estava montado o caos na minha cabeça! Ainda estava no trabalho mas, mentalmente já tinha organizado o jantar, os banhos, a operação pijama e este pãozinho absolutamente fantástico.


Povitica (Pão Croata com recheio de nozes e cacau)

Receita retirada daqui.





Ingredientes:

Para activar o fermento:
- 1/2 colher de chá de açúcar
- 1/4 colher de chá de farinha
- 2 colheres de sopa de água morna
- 1 1/2 colher de chá de fermento granulado

Para a massa:
- 120 ml de leite gordo
- 40 gramas de açúcar
- 3/4 de colher de chá de sal
- 1 ovo L (temperatura ambiente)
- 1 colher de cha de essência de baunilha
- 40 gramas de manteiga sem sal derretida
- 300 gramas de farinha de trigo (tipo 55) + farinha para a bancada

Para a cobertura:
- 1 clara de ovo ligeiramente batida
- Açúcar em grão
- 1 colher de sopa de manteiga derretida (não usei)

Para o recheio:
- 280 gramas de nozes inteiras ( usei 250 gramas de nozes + 30 gramas de amêndoa moída)
- 60 ml de leite gordo
- 58 gramas de manteiga sem sal
- 1 gema de ovo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 110 gramas de açúcar mascavado claro
- 3 colheres de sopa de cacau sem açucar
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de sopa de manteiga derretida





Para activar o fermente colocamos numa taça pequena, o açúcar, a farinha, o fermento e a água morna e mexemos. Tapamos com película aderente e deixamos repousar durante 5 minutos.

Para fazer a massa aquecemos ligeiramente o leite com a manteiga. Colocamos o açúcar numa taça, o sal e adicionamos o leite com a manteiga. (O leite deve estar morno).

Juntamos seguidamente o ovo batido, o fermento e finalmente adicionamos a farinha. Envolvemos tudo e colocamos sobre a bancada bem polvilhada com farinha.

À medida que vamos amassando adicionaremos a farinha necessária, para que a massa se torne elástica e suave, mas sem que se pegue.

Amassamos a massa durante 5 a 10 minutos e colocamos numa taça limpa, untada com óleo e tapamos com película aderente e deixamos repousar durante 2 horas, ou até que duplique o tamanho.

Enquanto leveda a massa preparamos o recheio picando as nozes, juntamente com o cacau, o açucar e a canela. Ao picarmos as nozes com o açúcar evitaremos que se torne numa pasta.

Aquecemos o leite e derretemos a manteiga. Coloca-se a mistura das nozes numa taça e adicionamos o leite e a manteiga e, envolvemos bem.

Juntamos a essência de baunilha e por fim a gema de ovo, envolvendo bem a mistura. Reservamos. ( O recheio fica com uma textura parecida à nutella mas mais fluida e com a presença de um granulado. Se ficar muito espesso, podemos adicionar um pouco mais de leite morno).

Numa superficie grande, bancada ou mesa, estendemos um pano limpo ou folhas de papel vegetal e, polvilhamos com bastante farinha.

Colocamos a massa depois de levedada ao centro e começamos a esticar. Vamos levantando a massa e colocando farinha se necessário. Formamos um rectângulo de 40 x 60 de massa fininha. Tão fina, mas não que se rompa, que quase podemos ver o papel ou o pano que esteja por baixo. 

Pincelamos o rectângulo com a manteiga derretida e seguidamente espalhamos com a ajuda de uma espátula o recheio de nozes e cacau.

Enrolamos pela pela parte mais larga.

Espreitem este VÍDEO que mostra todo este processo e é simplesmente fantástico.

Depois de enrolado, formamos um U com o nosso rolo e, dobramos as pontas para o interior.

Colocamos numa forma de pão inglês devidamente untada ou forrada com papel vegetal. Pincelamos com a clara batida e polvilhamos com açucar em grão, ou açucar normal.

Pré-aquecemos o forno a 180ºC deixando que a massa repouse durante 15 minutos.

Findo este tempo levamos ao forno durante 15 minutos a 180ºC e baixamos a temperatura para 150ºC e deixamos cozer durante 30 a 45 minutos. Ao 30 minutos de cozedura verifcamos o pão e se começa a ganhar demasiada cor, tapamos com uma folha de alumínio.

Fazemos o teste do palito e retiramos do forno, deixando arrefecer sobre uma grelha e dentro da forma.





O efeito visual deste pão foi o que me chamou à atenção, sem antes ler os ingredientes. A receita original é pincelada com café forte, mas dei-me conta que em casa não tinha.

A crosta fica super, hiper, mega crocante!! E os pequenos grão de açúcar derretem-se na boca! É sem dúvida um pão perfeito para o pequeno almoço, lanche ou até mesmo sobremesa.





O único defeito que tem, por ser tao estaladiço, é ter que se cortar ao contrário. Mas ainda assim quando salta aquela capinha docinha e estaladiça faz-nos viajar!!

Um pão que tem tanto de bom, como de frágil enquanto morno. Por isso se deve deixar arrefecer dentro da forma e comer só depois de frio.





Por causa deste pão, de nome complicado, mas pleno de sabores, vou ficar castigada! Não volto a ir ao Pinterest, para não me deixar tentar por beldades como esta e outras.

Sim porque já vi que este é só um exemplo de recheio e que se podem combinar uma infinidade de sabores! Está a imaginar um recheio de queijo créme? Ou de leite condensado e coco, ou....

Estou castigada, mas vocês não! A ver se alguém se sente tão tentado como eu e repete o mesmo recheio ou outro!!

Seja como seja, este é sem dúvida a melhor recompensa do meu castigo!!

Alguém quer chá?

76 comentários:

  1. Aii Mena, que tentação! Apetece mesmo provar. Deve estar absolutamente delicioso.
    Isto não se faz: tentar assim as pessoas...

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  2. Menaaaaaaaaaa ficas mesmo de castigo e eu tambem por sofrer de gula :P
    Acho que para os filhos somos todos uns ET's :D
    Adorei!!! Tem um aspecto delicioso e ja comia uma fatia ;)
    Resto de um bom domingo :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já estou de castigo!!
      Olha mas dava jeito eu ter as tais 5 maos!!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que pão lindo ... Confesso que já não faço pão há algum tempo. Mas nunca fiz nenhum assim tão elaborado.
    Está lindo e apetitoso ! Podíamos fazer uma troca : Dou-te uma fatia do meu bundt por uma fatia do teu pão :D
    Beijinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Troca feita!! Fatia por fatia e fazemos um senhor lanche!!
      Oh oh!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ai amiga Madame Bundette,
    Que até me deixaste com água na boca com este pão amiga!!
    Se tu com 2 mãos já és imparável e fazes coisas destas, quem é que te segurava se tivesses 5 mãos??
    Absolutamente divino este teu pão amiga e vai já aqui para a minha lista dos "a testar" que está a crescer a olhos vistos!
    Beijinhos para ti e fofinhos querida e bom Domingo,
    LIa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uii nem me fales em listas, Lia!
      Que a minha nao para de crescer!! Ai a minha vida!
      Olha mas dava-me jeito mais umas mãos pra limpar o pó por exemplo!!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Bem... estou sem palavras!
    A isto chamo uma mulher bem forte e determinada! Depois de um longo dia, fazer uma obra de arte destas não é para qualquer uma!!
    Está perfeito... não consigo imaginar a doçura que deve ser e a textura tão tentadora!!!
    Parabéns!! Mesmo fantástico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Eu digo que sou obstinada! E se ponho na cabeça que tem que ser, tem que ser!
      Acho que ja nao dormia se nao fizesse!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Mena esta uma craque a fazer pão.
    Este ficou fantástico,apetece mesmo ir já fazer,mas já fiz um de manhã...
    Vai ter que ficar para a próxima
    bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Estes são fáceis São! é so deixar levedar e rechear!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Eu sabia que vinha aí um pecado de gula! Estou encantado com esta receita e, tal como tu, a primeira coisa que saltou à vista foi o interior deste pão. Adoro o efeito visual do seu interior. Não conhecia esta receita e muito menos este pão (eu não digo que estou sempre a aprender coisas novas contigo?), mas olha, está fabuloso o resultado final e nem quero saber se é bom ou não (porque só pode ser MESMO bom!) mas ficou lindo e muito inspirador.
    Sei que não tem nada a ver, mas de repente lembrei-me do folar de Olhão, usando a mesma massa e recheio, mas com este formato...hummm deve ficar deliocioso. ;)
    Beijinhos. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabias porque eu te disse! Pois a mim aconteceu-me a mesma coisa! O interior deixou-me impactada e olha tive que o fazer!
      E tal como tu nao sabia da existencia deste pão, mas nisso a internet é mto generosa!!
      Olha esse folhar de Olhão, tem que ser muito bom! Ja vi umas receitas mas ainda nao me decidi a experimentar!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Mena: estás mesmo perita em deixar-me grudada ao ecrã (lol). Ficou lindíssimo este pão/ bolo, de aspeto tão guloso .O efeito visual é fabuloso!! Adorei,amiga.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Isso é bom sinal, Márcia!
      Sim, tem um visual lindo!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá.....
    Aspecto estrondoso ...... Adoro ;)............
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Na minha terra também há esse pão doce,chama-se "cozonac" e é tradicional de Páscoa e Natal.Quando eu era pequena,gostava de comê-lo quentinho (de Natal)em frente à lareira...
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Estou sempre a aprender Violeta!
      Um dia podias fazer esse "cozonac" e partilhar!
      Beijinhos

      Eliminar
  11. Minha querida realmente este pãozinho é uma tentação de tão lindo e delicioso que deve ser :) O interior é fantástico, ia saber-me tão bem mas tão bem uma fatia dessas agora com uma fatia de chá :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) sim é muito bom, Joaninha!! Para o chá entao uma maravilha!!
      beijinhos

      Eliminar
  12. Ai Mena... ficas de castigo, ficas! Mas é porque não ativaste o teletransporte para eu comer uma fatia! Que maravilha...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem precisas de dizer que fico de castigo!!
      Já estou!! O teletransporte ao fim de semana nao trabalha!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Não conhecia....a aspecto interior ficou fabuloso....deve ser óptimo :P
    Bjinhooos

    ResponderEliminar
  14. Oh meu Deus, Mena!!! O que é isto?? Que lindo pão, ficou maravilhoso! Não conhecia este pão, mas com esse recheio tão guloso gostava de ficar a conhecer :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois para o conheceres Cuquinha so tens que o fazer!
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Mena do meu coração, tu deixas-me de boca aberta, com tanta coisa boa que nos mostras. É preciso uma dedicação e um gosto espetacular, e umas mãos de fada, para fazer tamanhas delicias.
    Muitos Parabéns, por mim sais do castigo, estás desculpada.
    Uma beijoca doce,
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É melhor eu ficar castigada durante uns dias Paula!! :)
      Obrigadoooo!
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Acho que um bom castigo é ficar ao canto da cozinha com um espelho de forma a que possas ver essa Povitica sem puderes tocar :) O que achas :)

    Bem está lindo o efeito visual é brutal, o sabor olhando para os ingredientes é tentador.

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha sabes qual foi o castigo? Ter ficado sem ele, porque o distribuí pelas vizinhas!
      Nem uma fatia sobrou!!
      Beijinhos

      Eliminar
  17. Que pão delicioso!
    Tão elaborado,.., deve ser mesmo uma maravilha!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais facil de fazer do que se imagina Belocas!
      Beijinhos

      Eliminar
  18. Olá Mena!
    Acredito que te sentiste orgulhosa desta obra de arte. Lindo aspecto de pão e de sabores os ingredientes justificam
    a delicia. Obrigada por esta partilha maravilhosa.
    Beijinhos minha querida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh se senti Rosa!
      Fiquei tao contente qd o pude provar!! E tinha mesmo que o partilhar!
      Beijinhos

      Eliminar
  19. Wowwwww!!! Mena como te pasas! Que bueno,y vaya corte espectacular. Me ha encantado todo ,la receta y el video es impresionante,que facilidad para hacerlo
    Un beso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No me he pasado!! Pero es que esta de rico que no te lo imaginas Inma!!
      Y mira, es facil! La parte mas dificil es la de estirar la masa con el rodillo, porque hace falta que quede finito, finito!!!
      Un besito mi niña!

      Eliminar
  20. Quero uma fatia sff... ai k bom aspecto esta divinal...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá minha querida!
    Este pão tem um aspecto maravilhoso e só de olhar apetece uma fatia para acompanhar um chá ou um café.

    Eu também me perco no pintrest, ...ehehhe
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é mal general o Pinterest! Mas é tudo tao bonito!!
      Beijinhos

      Eliminar
  22. OhKiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html
    Mena,
    Gostei de saber o significado deste pãozinho que não conhecia e gostei do interior, uma perdição.

    ResponderEliminar
  23. Que arraso este pão querida Mena :)
    Fiquei encantada! Vou guardar para experimentar brevemente!
    É tão tão lindo!
    No Verão estive na Croácia e perdi este pão! Nem nos guias vem nada a dizer sobre ele! Comi alguns pratos típicos mas ninguém falou no pão :S
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha eu nao o inventei!!
      Mas se calhar nao o viste, porque é normal aparecer em alturas festivas!!
      Beijinho

      Eliminar
  24. Menina Mena,
    eu não posso passar por aqui porque caio sempre em tentação :)
    eu dava-lhe o frágil se o apanhasse na minha mesa :)
    a tua filhota tem razão :) depois de um dia de trabalho, chegas a casa e ainda te dá para fazeres esta obra de arte, só mesmo com 5 mãos :)
    Lindo e fantástico como tudo o que fazes.
    Vou roubar uma fatia que nem dás por nada
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que ja me ri qd dizes isso do fragil!
      Ele frágil é, mas desapareceu!!
      Que fatia roubarás se ja nao ha?!
      Beijinhos

      Eliminar
  25. Vim ter ao teu blogue através do Google+, já por aqui fiquei um bom bocado e me tornei seguidora... Que pão delicioso! Que fotografias apelativas! :) Raramente fico assim tão pasmada a olhar para uma comida, muito menos um pão. Ainda por cima é uma receita da Croácia, um país aonde gostava tanto de voltar. Só queria que ele aparecesse já feito à minha frente... plim!

    Beijinhos,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente que tenhas ficado pasmada! E espero que seja pelo pão estar bonito!
      Nunca fui à Croácia!! Ainda ha mto que tenho que ver!
      Obrigado pelas generosidade das palavras, Olívia!
      Beijinhos

      Eliminar
  26. Ai Jasus.... Mulheri ké isso? Vamos trocar uma fatia de pudim por uma desse pão?
    Mãe que coisa mai boa :)
    E sim... 5 mãos e o dobro de horas por dia dava-me imenso jeito.. lol

    jinhus kida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a muitas como nós davam jeito mais umas mãos!
      Essa troca parece-me perfeita!
      beijinhos

      Eliminar
  27. Hahahahaha acho que vou adoptar a mesma medida e estou de castigo. :D
    Bem, este pão croata ficou um espanto!! O efeito fica super engraçado, uma tentação.
    Muitos parabéns pelo blog. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jota eu estou muitas vezes de castigo! E este pão prima pelo efeito visual, mas no sabor também!
      Obrigado!
      Beijinhos

      Eliminar
  28. Minha amiga,

    Pecaminoso é o nome em português para esse pãozinho. Digamos que é a tradução de croata para português (ihihih)
    E digo-te mais: Não sei se não aceitarei o desafio! A ver vamos.
    Tudo de bom para ti e para os pequenos.
    Patrícia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conseguiste traduzir Patricia?
      Ihihih... A ver se o aceitas!
      Beijinhos

      Eliminar
  29. Mena querida que receita mais linda.Não quero chá mas aceito uma fatia desta delicia.Quando você fala da casca estaladiça é maldade viu.Fiquei com vontade.Beijos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  30. Micas!!

    estou de boca aberta (no verdadeiro sentido da frase)! A minha butterzopf ao lado desta beldade é uma formiguinha :))) e dizes tu que não sabes fazer pão! Acho que estás equivocada pois tu sabes fazer pão como uma verdadeira profissional! Este vou anotá-lo mas vai demorar a ser feito pois preciso de tempo que neste momento não disponho :-/
    e quanto ao castigo não acho que mereças :) pois se não te tivesses perdido pelo pinterest não nos tinhas trazido esta maravilha!!!

    beijinhos :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tua trança é uma trança especial!! Este é so enrolar e dobrar!
      Sem ciencia!! Por isso quero ver a tua Povitica!
      Beijinhos

      Eliminar
  31. Mas o que é que eu venho aqui fazer??? Eu tenho é de fugir daqui, e com babete, que este pão está de babar! Comia-o todo seguido!!!
    Fui!
    Beijocas ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És mais gulosa do que eu Madalena!!!
      Olha vieste ver-me nao? Ou melhor o paozinho!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  32. Olá, Mena!
    Estou uns dias sema qui vir e chego aqui e sai-me um Ahhhhhhhhh... Meu deus! Que pão maravilhoso! Mas acho que não te deves por de castigo, a partilha destas maravilhas faz falta!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Pronto assim já posso retirar o castigo!! Fico mais contente!
      Um beijinho

      Eliminar
  33. Amiga,

    A próxima vez que disseres que não sabes fazer pão, vou-te dar um tau-tau valente nesse rabiosque !
    Tu vais ver ! :)))

    Está lindo amiga, não conhecia essa receita croata, adoro aprender saboes e técnicas que outras culturas e esta é fenomenal e tu fizeste-a com perfeição. Perfeição de ET de 5 mãos, é certo, mas perfeição é sempre perfeição em qualquer ponto da galáxia ! :)))

    Está fabuloso amiga, esse interior está lindo e até faz trocar os olhitos !

    Beijinho grande a ti e aos teus meninos lindos ! **

    ResponderEliminar
  34. É mesmo um castigo estar longe dele, desse lindo pão!
    Vá, corta mas é uma fatia paar as duas, faz um chá ou um chocolate quente (não faço a coisa por menos!!) e vamos lanchar sim? naõ há castigos para coisas bonitas!!
    E tu fazes coisas lindas, de apaixonar, como este pão ao corte, belas fatias e efeito visual, adoro.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  35. Olá mena,
    lá ando eu novamente atrasada nos comentários, nem imagino a minha vida com dois "piquenos", não sei como consegues Mena.
    Como eu te entento pois quando ando a passear por lá perco-me com as fotografias e quando dou por mim já tem passado horas e horas.
    Gostei tanto desta publicação, não só pela receita em si mas pela simbologia, achei uma ideia fantástica para o Natal, obrigada, obrigada:)
    Deste pão/bolo tenho a dizer que o recheio é uma tentação e está tão fofo que apetece comer umas quantas fatias, já o disse mas volto a repetir,a doro as tuas sugestões doces Mena.
    Já vi o video e olha que é uma grande ajuda, esta não me escapa.

    Beijinhos para ti e para os piquenos

    ResponderEliminar
  36. que delícia o teu pão! parece uma espécie de bolo mármore ou zebra, mas muito mais bonito!! parabéns por mais uma sobremesa de comer e chorar por mais! :)

    já viste os dois passatempos a decorrer no meu blogue:

    http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/10/giveaway-frozz-e-limited-edition.html

    http://limited-edition-since2012.blogspot.pt/2013/10/passatempo-herdade-do-gamoal-e-limited.html

    ResponderEliminar
  37. Ficou lindo, esse pão! Que gulodice, Mena. Fiquei com vontade de roubar uma fatia...
    Como sempre, a presentear-nos com receitas maravilhosas...mãos de fada...é o que tu tens, menina!
    Adorei...e as fotos dão-me uma fome...nem te digo nada!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  38. Que pão mais maravilhoso, Mena!
    Lindissimo, fiquei a babar... Receita guardadissima!

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  39. Olá! Sabe-me dizer onde consigo arranjar açucar em grão?... Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Pois eu por aqui encontro quase todos os supermercados, mas como não vivo em Portugal, não sei se numa grande superficie por aí pode encontrar.

      Eliminar