17.11.13

Ofereçam bolachas!



Adoro bolachas! Sejam elas quais forem, mas se forem rápidas e deliciosas são ouro sobre azul!!

Num domingo em que não se saiu de casa e em que o branco predomina há quatro dias, é o melhor mote! Esse e o desafio do Vamos Fazer Bolachas do Cravo e Canela, para o mês de Novembro. A Manuela decidiu desafiar-nos a fazer bolachinhas, mas ao mesmo tempo com ideias para as oferecer!




Os meus dotes de bricolage não são muitos, mas o ano passado quando começava com estas andanças, vi a Verinha, do blog Hoje para Jantar... fazer estes pacotinhos, e a verdade é que me lembrei deles! E lá fui eu ver como os fazia! Pois só ver, porque fazer igual tá quieto! Mas ficam com a ideia e assim podem dar asas à imaginação.



E as bolachinhas também foi uma receita já vista há imenso tempo, provada e agora repetida!! Vi-a no blog do José, o AishaKandisha. Experimentei-a assim que a vi, mas nunca tinha chegado a publicar e como nao me lembro o que aconteceu, quero acreditar que foi por não terem chegado às fotos. Desta vez deixei que a massa repousasse toda a noite no frigorífico e na primeira vez, fiz o mesmo que o José, uma hora de descanso e a comer bolachinhas! Notei apenas uma diferença na densidade, porque o sabor esse, sempre o mesmo e inconfundível.... Chocolate!!

Ora o Natal a mim faz-me lembrar chocolate!! E se em vez de se oferecerem bombons, não se oferecem Crinkles de Chocolate? Parecem pequenos bombons, mas com uma textura densa e já vos posso assegurar que se derretem na boca!




Crinkles de Chocolate
Receita retirada do AishaKandisha




Ingredientes:
- 250 gramas de chocolate de culinaria (usei de 64% de cacau da marca Poulain)
- 60 gramas de manteiga sem sal
- 2 ovos tamanho L
- 100 gramas de açúcar
- 200 gramas de farinha de trigo
- Uma pitada de sal
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- Açúcar em pó q.b

Para a decoração:
- Um canudo de cartão (usei de papel de cozinha)
- Fita vermelha
- Papel craft q.b para enrolar o tubo




Execução:

Derreter o chocolate com a manteiga em banho maria ou no microondas. Reservar.

Peneirar a farinha, o fermento em pó, o sal e reservar.

Numa taça colocar o açúcar, os ovos e bater até que a mistura se torne esbranquiçada e duplique de volume.

Juntar o chocolate derretido e envolver bem na mistura do açucar. Adicionar a farinha em chuva mexendo para que fique bem incorporada. 

Tapar a taça com película aderente e guardar no frigorífico toda a noite.

Retirar a taça do frigorífico e com a ajuda de uma colher retirar porções de massa que daremos a forma de bola com as mãos. O tamanho na receita original é de uma colher de sopa e eu fiz metade desta medida, para que pudessem entrar no canudo de cartão.

Passar as bolinhas de massa por açucar em pó e levar ao forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 10 minutos.

Retirar e deixar arrefecer. Guardar num recipiente hermético.




Para fazer o canudinho, cortamos uma folha de papel craft e enrolamos no mesmo. Fechamos uma das aberturas com cola ou fita cola, e na outra colocamos as crinkles, fechando com o papel sobrante.

Colocamos a fita e fazemos um laço com a mesma.




Uma ideia homemade, para oferecermos bolachinhas! Passem pelo blog da Vera, que certamente encontrarão outras ideias!

Quantas às crinkles, o difícil mesmo é comer uma só! Como referi anteriormente, já as tinha experimentado, daí achar que são uma sugestão perfeita para presentes personalizados!

Devemos ter em atenção o tempo de cozedura, porque tempo a mais pode danificar a textura das mesmas. Como as fiz pequeninas, 10 minutos foram o bastante, mas se as fizerem maiorzinhas, terão que aumentar para 15 minutos. O fendilhamento das crinkles são sinal que estarão quase prontas. Ao retirar do forno são muito maleáveis, ficando ligeiramente mais firmes depois de arrefecer. Quanto ao fendilhamento é o que caracteriza estas bolachas, por isso quanto mais fendilhadas mais bonitas são. 




Façam e acompanhem de um cafézinho! Já vão ver como tenho razão quando digo que se derretem!

Acho que o Pai Natal este ano vai trazer bolachas!!

31 comentários:

  1. Ai que já ia 1, ou 2...que ideia "supimpa", beijinho Mena

    ResponderEliminar
  2. Olá Mena!
    Eu adoro crickles (e de chocolate, nem se fala!) e fiquei conquistada pela ideia do cartuxo / tubo de oferta. Achei uma ideia linda com as crinckles a sair (faz lembrar os tubos de smarties). Muito obrigada pela tua participação. Desculpa ter falhado ao bundtmania, mas a gripe deixou-me sem acção para nada.
    Está linda a tua sibéria (mas imagino que muito fria também... e isso eu não gosto tanto!)
    Bjnhos,
    Manela

    ResponderEliminar
  3. Que delícia, Mena! Adoro provar não uma mas todas!

    Beijitos*

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  4. Que deliciosas bolachinhas! adorei esta ideia! Dar bolachinhas ou outras coisas feitas por nós é sempre um gesto tão especial! E que este natal nos traga bolachas (e de preferência estes crinkles!) :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que presentes mais lindos, Mena! Não me importava nadinha de receber...
    E olha que, ao contrário do que dizes, tens muito jeito para bricolage :) !
    Ah, já me esquecia, sei que tu deves estar farta, mas eu tenho muitas saudades de ver neve... Tão lindo!
    Beijinhos e mantêm-te quentinha!

    ResponderEliminar
  6. Que espanto de bolachas!!
    Fiquei completamente deliciada..."parecem pequenos bombons... que se derretem na boca"! Que pequena maravilha :)
    Sortudo de quem os receber :)

    ResponderEliminar
  7. Ai ai que delicia de canudinho, podes me oferecer a mim????
    Essas bolachinhas estão divinais. Ficaram muito apetitosas com vontade de comer todinhas...hummmm.
    A ideia de oferecer nesses canudinhos é genial....Gosto muito.

    ResponderEliminar
  8. Ohh querida Mena, qué ilusión me ha hecho, ni te lo imaginas. Creo que esta vez te han salido perfectas Mena, son un bocado delicioso y al igual que a tí, a mí también me recuerdan a la Navidad. Un beso y muchas gracias preciosa.

    ResponderEliminar
  9. jaja..hoy nos ha dao por a las dos por los Joses.. madre mia, pero te han salido una cucada, me encantan
    y ese lacito estas en todos.. si es que ya lo decimos todos.. eres lo más Mena.. lo mas..!!

    ResponderEliminar
  10. Que receita tão boa! Ficaram com um aspecto delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Mena!
    Fiquei hipnotizada até... o Pai Natal trazer bolachas! Tudo preparas com uma entrega maravilhosa para nos ofereceres estas delicias!
    Vou levar a receita e uma bolachinha e também agradecer-te a partilha deste momento mágico!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  12. Minha amiga linda,
    Os teus dotes para a bricolagem podem não ser muitos, mas para o fogão são enormes e compensam todos os outros que dizes não ter, pois estes crinkles estão uma delícia de lindos e o embrulho está divino e sim, adoraria ser tua vizinha e ser ofertada com um pacotinho destes crinkles divinais!
    Hã e adoro as imagens da neve, sei que te põe os cabelos em pé, mas eu ainda sou aquela saloia que adora neve, eheheeh!!
    Beijinhos para os 3,
    Lia.

    ResponderEliminar
  13. Olá Mena; Bem nem sei de que é que gosto mais se é das bolachas das fotos ou da Paisagem!!!
    Só digo que está tudo tão mas tão bonito...então os Crinkles de Chocolate, ai ai como devem de saber bem com um chazinho bem quentinho, como dizes que ai na tua Sibéria está muito frio...acho que era uma boa ideia!!!

    Beijinhos e continuação de um bom domingo:

    ResponderEliminar
  14. Estas eu vou fazer no Natal ,para me lembrar de ti e dos meus meninos ,obrigada pela receita ,beijinhos da Avó

    ResponderEliminar
  15. Adorei a ideia do cartuxo, Mena! Tão prático e fica tão giro... e esses crinkles, que maravilha!
    Vou fazer! Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  16. ADORO ADORO a foto da neve a cair pela janela. É onde vives??? Que lindo?
    Quanto às crinkles parecem ser um espanto. Quanto ao desafio vou ver se consigo participar...
    Bjinhos mamã
    Cuca

    ResponderEliminar
  17. Minha querida, as tuas fotografias parecem saídas de um filme de Natal. Tens que partilhar mais da tua Sibéria! Para que possamos nós, daqui, ficar mais pertinho de ti!
    Bolacheira como sou, adorei a receita. E em maré de experiências para o Natal, vou juntá-la à lista porque ficam com um ar super natalício!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  18. Que saudades de passar aqui no teu cantinho,e quando chego dou de caras com estas bolachinhas .
    Excelente sugestão para oferecer :) Vou trazer comigo a ideia . Beijinhos doces e uma exclente semana :)
    Que fotos lindas ... Já parece Natal por aí ... :)

    ResponderEliminar
  19. Adorei essa bolachinhas e essas fotos da neve!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  20. Olá, Mena.
    Adorei as tuas bolachas...Tão bonitas e vistosas! Olha, quem ficava contente com uma prendinhas dessas era eu! Esses canudos são muito amorosos. Vou levar esta ideia comigo!
    Fotos lindas como sempre,menina! Excelente sugestão!
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar
  21. Olá Mena,

    pois desta vez a Manuela lançou um tema que eu adoro, sou completamente fã do Natal tanto ou mais que as crianças e por isso desta vez acho que vou fazer mais que uma publicação:)
    Fiz uma vez crinkles e claro está de chocolate mas só ficou uma tarde a repousar e como nunca experimentei outra receita para mim ficaram deliciosos.
    Adorei a ideia do cartucho, prático e fica muito bonita, claro que a sugestão para os colocar dentro ainda é melhor e olhando para eles fico com a sensação que por esses lados já é Natal, que gulosos.


    Beijinhos para os três:):)

    ResponderEliminar
  22. Oh Mena, adoro!
    Adoro desde as crinkles às fotos, sedutoras e lindas.
    E sim, o natal sabe bem a chocolate, e é maravilhoso se pudermos partilhar coisas boas como estas com os nossos mais queridos.
    Eu gosto de oferecer coisas e doces feitos por mim, acho sempre especial.
    E cookies assim, que se derretem na boca, cheias de chocolate que nos seduz, maravilhoso!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  23. Los crinkles deliciosos!!!!!! Lo que me encanta, son las fotos, geniales!!!!!!!!!!
    besos

    ResponderEliminar
  24. Olá Mena

    Parece delicioso. Deu água na boca. Vou tentar fazer.
    Adorei seu blog e vou aguardar a sua visita.

    SORTEIO TALENTO MODA - PLUS SIZE do 42 ao 52…Participe

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderEliminar
  25. Olá, Mena!
    Não precisas de dizer, ofereço sim! Eu adoro bolachas, bolachinhas e afins, como tu sabes! E estas não conhecia, confesso... Levo uma para provar! Que delícia!
    Beijinhos grandes!
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Menaaaa,las crinkles siempre me han gustado,pero es que tus fotos y el paquetito que les has hecho me han vuelto loca,que manos tienes guapa!
    Un besazo

    ResponderEliminar
  27. Pois é nina eu nunca comi crinkles ou sequer as fiz!! Mas gostei da ideia dos pacotinhos. Eu já fiz os meus mini cabazes mas tola que sou ainda não os fotografei. Desconfio que os vou dar todos e fotografias para o tecto! Bem de qq maneira estou aqui há espera do meu pacote que presumo que esteja guardado ;-)

    Bjito

    ResponderEliminar