17.12.14

Amigo Blogger Secreto



Neste mundo da blogosfera tudo pode acontecer! Coisas boas e coisas más! Eu pessoalmente fico-me pelas boas e atrevo-me mesmo a dizer, muito boas!

A Ana, A Cozinheira do Blog Da Nossa Cozinha, é uma coisa muito boa! (risos) Aqui entre nós as duas nao adianta reclamares, porque eu é que sei! 

Depois de ter visto o seu convite para um desafio, pûs de lado o tempo que não tenho, e resolvi juntar-me a tantos outros bloggers.








A falta de tempo é sem dúvida o pior aliado do meu blog. Não tenho tempo para preparar receitas e o que mais me chateia é não poder criar as fotografias que mentalmente imagino, mas ainda assim e depois de duas tentativas frustadas numa receita que tenho pendente, resolvi optar por algo que normalmente adoro fazer com os meus pequenos.


Quis o destino que o meu Amigo Blogger Secreto, fosse também uma Mamã como eu. Chama-se Rita e é a dona de um blog chamado Moms Cooking for Litle Ones. Assim que recebi o mail do desafio, fui visitar o meu Amigo Secreto e a bem da verdade é que fiquei surpreendida com o conceito do blog, e como não conhecia, fiquei deveras contente por me ter saído outra Mamã. 


A Rita tem o cuidado de partilhar as suas peripécias com os filhos, e ao mesmo tempo sugerir sempre receitinhas para agradar aos mais pequenos! Isso é coisa que eu raramente faço, porque aqui em casa as refeições são sempre tranquilas e come-se de quase tudo, sem ter que fazer malabarismos. E como tenho dois pequenos gourmets, o doce é o que nos encanta.

Apesar disso a Rita também tem receitas docinhas!!! Ora o doce nunca pode faltar né? E por isso, em vez de fazer algo complicado, optei por umas bolachas vitral, que se podem fazer com os mais pequenos e aproveitar para decorar a árvore.... Só não é se duram muito tempo lá penduradas!








Foi um prazer imenso poder fazer este post, respondendo ao apelo da Ana, e ao mesmo tempo tentando surpreender uma pessoa que não conhecemos e que supostamente não nos conhece. Seja porque estamos em época Natalícia ou não, é nas pequenas partilhas que se notam os grandes gestos!

E há melhor que bolachinhas??





Bolachinhas Vitrais
(receita retirada do livro Le Grand Livre Marabout de la Pâtisserie Facile - 600 receitas, pág. 318)







Ingredientes:
- 1 vagem de baunilha
- 250 gramas de manteiga amolecida
- 165 gramas de açúcar
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de água
- 335 gramas de farinha
- 90 gramas de rebuçados coloridos






Execução:

Retirar as sementes da vagem de baunilha e juntar com a manteiga, o açúcar, o ovo e a água. Bater esta mistura com uma batedeira durante 2 - 3 minutos. Juntar a farinha por duas vezes.

Envolver bem até obter uma massa compacta. Cubrir com película aderente e guardar no frigorífico durante 30 minutos.

Pré aquecer o forno a 180ºC.

Forrar os tabuleiros com papel vegetal e reservar.

Reduzir a pedaços pequenos, com a ajuda do rolo da massa, os caramelos coloridos, separando-os por cores. Reservar.

Esticar a massa numa superfície enfarinhada, até obter uma esspessura de 4mm, e usar os cortadores preferidos, fazendo ao centro outro buraquinho para poder colocar os rebuçados.

Colocar as bolachinhas sobre o tabuleiro e levar ao forno, na parte média, durante 7 minutos. Retirar e preencher os buraquinhos com os rebuçados da cor escolhida, e voltar a levar ao forno para que terminem de cozer, durante cinco minutos.

Retirar do forno e deixar arrefecer sobre o tabuleiro.

Servir frias.







Se antes era uma correria durante as minhas horas de almoço, agora a maratona começa enquanto ajudo os pequenos com o pequeno almoço e eu me instalo no meu cantinho das fotografias. É óbvio que as pressas não ajudam, mas ainda assim, estas bolachinhas são um retrato vivo do que são. Pequenas estrelas cheias de brilho e que nos deixam a brilhar com a mistura de sabores!! Os pequenos ficarão encantados, porque aqui por casa a dúvida era escolher a cor!







E como dizem por aí, nem sempre vês as estrelas, mas sabes que estão sempre lá!

6 comentários:

  1. Estou como os teus filhos... Mamã como consegues fazer estas estrelas? Até deve dar pena trincar. Estão muito bonitas e é mais um dos teus lindos trabalhos na cozinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. E tu, mamã, és o máximo.
    Um feliz 2015.
    Beijinho

    Maria Araujo

    ResponderEliminar
  3. As bolachinhas ficaram maravilhosas e as fotos também.
    Aproveito para desejar um feliz fim de ano e que o ano 2015 lhe traga muita saúde, paz, alegrias e amor.

    ResponderEliminar
  4. Não há melhor que bolachinhas não e olha que estas estão lindas e adoro os pachinhos!!
    Já fiz uma vez bolachas vitral mas ficaram tão más, porque não esmigalhei bem os rebuçados, que nunca as publiquei, mas fiquei encantada com estas tuas e é caso para cantar... não há estrelas no céu...
    Um beijinho minha querida Bundette,
    Lia

    ResponderEliminar