15.5.13

E fez-se luz!

É mais ou menos isso!! Andava a precisar de uns dias de descanso! Mas a bem da verdade acabei por não descansar nadica de nada!!

Como posso eu descansar, com duas criaturas lá em casa? Eu arrumo, eles desarrumam! E limpo, nós sujamos.... Enfim, uma luta desigual!! Muito desigual neste caso!

Mas pronto.... Aos poucos as baterias vão-se recarregando! E mais não seja por ver o número de fãs e seguidores a aumentar. E isso também ajudou a trazer um pouquinho mais de alento.

Tenho passado pelos cantinhos de que gosto e quando me sinto, eu, comento, e quando não vejo o que têm feito. Mas quando tiver outra vez com a bateria do mau feitio carregada a 200% volto à carga sim?

Ora mais uma vez havia bananas maduras na fruteira. Não é que não se comam, eu é que as deixo para lá, à espera que amadureçam para fazer mais bolinhos.

E foi o que voltou a acontecer neste regresso.







Bolo de Banana com Crumble de Nozes
(receita retirada daqui.)

Ingredientes:

Crumble

  • 45 gramas de manteiga fria
  • 2/3 cup de açucar mascavado claro
  • 1 colher de sopa de farinha
  • 1/2 cup de nozes picadas grosseiramente
  • 1/4 cup de flocos de aveia (acrescentado por mim)

Bolo

  • 3-4 bananas maduras
  • 80 gramas de manteiga
  • 120 gramas de açúcar mascavado claro
  • 2 ovos ligeiramente batidos
  • 250 gramas de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de cha de bicarbonato
  • 1 pisca de sal
  • 1/4 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de baunilha






Execução:

Começamos por preparar o crumble. Colocamos o açúcar, a farinha, a canela, e os flocos de aveia numa taça. Juntamos a manteiga fria, partida em pequenos pedaços, e mexemos de modo a criarmos uma areia grossa. 
Reservamos no frígorifico até utilizar.

Pré aquecemos o forno a 180ºC. Numa taça colocamos a farinha, o bicarbonato, o fermento, a canela, e a pisca de sal e reservamos.

Numa outra taça colocamos as bananas esmagadas, juntamos o açúcar, a manteiga derretida fria, e a baunilha.  Juntamos os ovos ligeiramente batidos e mexemos até que estejam bem envolvidos. 

Aos poucos vamos adicionando a farinha mexendo com a ajuda de uma colher de pau, de modo a obter uma massa homogénea.

Forramos uma forma de bolo inglês com papel vegetal e colocamos a massa. Levamos ao forno e aos 10 minutos colocamos o crumble. 

Voltamos a colocar o bolo no forno e deixamos cozer, aproximadamente 30 minutos, dependendo de cada forno. Ao fazer o teste do palito este deve sair seco.






Quando vi a receita fiquei logo com vontade de ir para a cozinha, mas como estava no trabalho não podia. Então decidi fazer este bolinho no ultimo dia de folga.

Uma versão diferente do Pão de Banana que prima também pela sua textura fresca e aromática! Adoro bolos e afins que levem bananas! E por falar nisso, já não há bananas maduras na fruteira.






Aparte da textura do bolo em si, o crumble é simplesmente maravilhoso. O despertar de todos os sentidos! Experimentem e quando comerem a primeira fatia, fechem os olhos e sintam o crocante das nozes e a suavidade do bolo.

Preparamos o chá? E não se preocupem, porque se acabar amanhã há Bolinhos de canela!

47 comentários:

  1. Tenemos cosas en comun, los platanos, porque mi niño ya es demasiado mayor para ir detras de el, aunque es como una fiera ...te lo cambio.. bueno, mejor no..
    lo que tengo en comun son los platanos , tengo 3 maduros haciendome la ola cuando paso por la despensa... esto es una buena idea.. un beso amigafeisbuquera..!!!

    ResponderEliminar
  2. Passar para este lado todas as fatias cortadas e nao cortadas....

    ResponderEliminar
  3. Em silencio e se chamar reforços para ajudar a comer o pao eu disparo balas de chocolate por todos os lados...

    ResponderEliminar
  4. Nem gosto muito de banana, mas o meu marido adora... se calhar tenho de pensar em fazer esta receita pra ele! Ficou com optimo aspecto

    ResponderEliminar
  5. As vezes e mesmo rumar contra a corrente. Ao ler as tuas palavras identifiquei-me logo. eu tambem nao tenho tempo para nada, nem para mim, para fazer aquilo que mais gosto, as 22h ja estou KO...

    O teu bolinho ficou com um ar super delicioso, adorei a receita.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá..
    Que excelente aspecto delicioso e magnifico.... Adorei.... Vou tirar algumas fatias...

    Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olha Mena ainda bem que tinhas por ai umas bananas bem maduras, para sair este Bolo encantador!
    A isto sim se chama um Sr. Bolo! Estou aqui sentadinha a imaginar o prazer que deve ser, sentir o crocante do Crumble com o macio do bolo...que maravilha!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
  8. Esse bolo está tentador!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  9. Olá minha querida!
    Já sentia falta dos teus posts. Realmente é difícil descansar com os pequenos... Espero que recarregas as baterias rapidamente!
    Quanto ao teu bolinho, devo dizer que tem muito bom aspecto...um delícia mesmo!
    Manda daí um fatia para o meu lanche!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  10. E que luz!!! Uma verdadeira tentação Mena :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que bolinho maravilhoso!
    Que bom, as bananas terem ficado maduras.

    Quanto ao que sentes, há períodos não fáceis, bem o sei...

    Beijinhos e, não esqueças, uma fatia é minha!

    ResponderEliminar
  12. Ohhh, qué maravilla de receta y de fotos Mena. Me encantan los crumbles, ¿lo has probado con alguna receta salada? están fantásticos. El plátano y la nuez casan a la perfección por lo que me parece una receta acertadísima. Un besito guapísima.

    ResponderEliminar
  13. Beautiful!crumble de nozes....mmmm....esse bolo está realmente de se comer com os olhos!
    bjs,Violeta

    ResponderEliminar
  14. Eu também gosto de amadurecer bananas para bolos, e deve ser dos que mais sai aqui por casa!!!É um bolo que permite muitas variações e gostos!!!Este vai para a lista, que tenho ali umas bananinhas já a ficarem a postos!!!!!
    Bjokinhas
    Rita

    ResponderEliminar
  15. Mena guapisima, que te veo agobiada, dos baybes dan mucho trabajo, lo se por experiencia, arriba esos animos, tu cumble insuperable, lo tengo que hacer, prometido.

    muchoss besos

    ResponderEliminar
  16. Querida Mena: ainda bem que estás de volta. Fazes falta neste mundo virtual ,com as tuas delícias. Este bolinho deu-me vontade de aproveitar as bananas que estão na fruteira meio esquecidas. Com o crumble deve ficar uma delícia,pelo contraste suave e crocante.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  17. E que luz fantástica se fez!! O bolo ficou com um aspecto de babar! Eu adoro bolos de banana, mas nunca fiz nenhum com crumble, mas fiquei com vontade de experimentar!!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Adoro pensar nesse crumble a contrastar com a restante textura do pão de banana! :)!!
    E ainda bem que voltaste, tu e os teus posts fazem-nos falta!!

    Um beijo grande,
    Aida

    ResponderEliminar
  19. Meninha este bolo está um espetáculo, com este crumble crocante por cima hummm tentação hehe beijos querida !!!

    ResponderEliminar
  20. Adoro este crumble por cima dos bolos... irresistível!
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  21. Olá Mena, como eu te entendo! Eu também ando completamente sem forças desde há uma semana... Espero arranjar coragem para vencer a inércia e voltar a fazer coisinhas boas como este teu lindo bolo! Que maravilha de combinação deve ser a suavidade do bolo e o crocante do crumble!! Comia já uma fatia...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Mena querida, quantas saudades tenho dos tempos que minha filha fazia bagunças e eu arrumava heheh, eles crescem rapidinho. Adorei seu bolo ficou magnifico e esse crumble ai ai dá até prara sonhar. Delicia. Beijocas

    ResponderEliminar
  23. Que maravilha :)
    Espero que esta fase de mais cansaço passe rápido.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Adoro pão de banana... mas este está super especial, com esse crumble, Mena! Delicioso!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Mena preciosa, te quedó espectacular, tomo nota, que seguro que lo hago, me encantó, es una belleza, es que todo lo haces bien!!
    Un beso mi bonita, peor uno grande eh??
    Que tengas un muy bonito día!!

    ResponderEliminar
  26. Hummm esse crumble de nozes faz me crescer agua na boca... o bolinho esta lindo e super apetitoso....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Querida Mena,

    já estava a notar uma ausência fora do normal , até cheguei a pensar que o meu blogger andava de férias e não actualizava nada, e vim tantas vezes a este cantinho, mas agora sei que o blogger está bom:)
    Adoro bananas, é o fruto que mais gosto são 2 ou mais por dia, nunca chegam amadurecer por completo.
    Este bolo está com uma textura tão natural e fofa que dá vontade de comer o ecrã, mas o melhor para mim é este crumble com nozes e com os flocos de aveia deve ser tão crocante, consigo imaginar o quanto deve ser maravilhoso.
    Os "piquenos" têm uma sorte é só bolinhos, fico aguardar pelos de canela, já me passaram tantos pela cabeça:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Bom dia minha querida! Sem as tuas publicações este mundo virtual não seria o mesmo! Sabes que ontem publiquei por que tu me inspiraste :-) o desanimo ou talvez o cansaço tomaram conta de mim mas pronto melhores dias virão. Este bolinho é uma perfeição mas para já não há bananas maduras na fruteira. Vai para a lista de espera :-) acho além do Sol fazem-nos falta ás duas umas valentes férias no nosso Portugal para recuperar energias.
    Tal como te disse ontem não ando muito inspirada para comentar, leio tudo o que as cozinhas amigas publicam mas fico só por ai a maior parte das vezes, porque as palavras não saiem das mãos... e tu não és excepção por isso desculpa este meu testamento um bocado incoerente..

    Beijinhos flor!

    ResponderEliminar
  29. Olá amiga,

    Há alturas assim, também me ressinto em algumas ocasiões, depois volta-se a arrebitar ! :)

    Como sou fã da inclusão de bananas em pães e bolos, adorei este teu que ficou maravilhoso com o crumble a coroar tão deliciosa confecção !

    Lindas as fotos, adorei ! :)

    Beijinhos grandes aos três desarrumados ! ;)

    Isabel

    ResponderEliminar
  30. Que delicioso! Vou seguramente experimentar! Ainda por cima com crumble...Hummm
    Beijinhos
    Sílvia
    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  31. Pois eu estou de regresso... iuppiii
    A banana é um maravilhoso acrescento a bolos. Adoro o aroma que espalha pela cozinha enquanto está no forno.
    E esse crumble... delicia.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  32. Adoro Crumble! Aposto que esta um bolo delicioso (:

    Beijinhos
    http://desafioreceita.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Mena guapísima que bueno ese bizcocho!!! Yo el plátano no suelo cocinarlo porque no me va mucho pero es que te veo ese peaso bizcocho y me deshago!! Como me gustaría probarlo ummmm!!! Que dejen algo esos niños!!!
    Un besito.

    ResponderEliminar
  34. DIOS SANTO! Mena por qué me haces estas cosas??? yo quiero bizcocho de banana.
    Sabe le pondría un buen tazón de chocolate caliente al lado y me comería la mitad mojando en chocolate. ummmmmmmmm

    ResponderEliminar
  35. MInha querida amiga, este bolinho é a minha cara, adoro bolinhos de banana, e o toque desse crumble de noz por cima deixou-me K.O. LOL que maravilha de receita, tiveste razão em querer fazer logo, porque é das receitas que é dificil não quer fazer e provar :) Vou levar a receita :) Obrigada pela receitadinha e fotos tão bonitas :)

    beijinhos para a mamã e para os filhotes :P
    Joana

    ResponderEliminar
  36. Mena, recarregar as baterias se faz necessário por muitas vezes.Essa luta contra as bagunças domesticas realmente é injusta.Mas este bolo ficou fantástico.Estou como a Margarida, passe ja as fatias, me contento com elas.Arrasou com este bolo.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  37. Mena,
    Que ideia fantástica de aproveitar as bananas da fruteira, este vou levar comigo.
    Quanto às baterias, tb ando um pouco assim mas, vamos tentar ser positivas e andar para a frente.
    Big kiss,
    Susana

    ResponderEliminar
  38. Não é que eu seja apreciadora de doces com banana mas este teu está uma tentação. Acho que me vai fazer mudar de opinião.
    Gostei muito, muito.
    Um abracinho para os 3.
    Maria

    ResponderEliminar
  39. Olá Mena,
    este bolinho está mesmo a chamar por mim :) um bolo de banana com crumble é uma delícia tropical :) gostei muito desta receita, dos ingredientes que colocaste na massa e da inclusão dos flocos no crumble.
    Será que depois de comeres uma fatia desta maravilha não ficaste mais arrebitada?
    bjns
    Isabel

    ResponderEliminar